11 de mai. de 2023

Gerê Moreira e o Cinema Nacional


(Ela) - (...) Era uma época bruta, uma babilônia à la primeiro ato de Chazelle se me permite o exagero. Investíamos do próprio bolso, mendigávamos patrocinadores, até montávamos as fitas porém era um "corre-corre" desesperador encontrar ajuda, distribuir o trabalho em circuito nacional, etc.

(Eu) - Imagino, o artista tinha que se virar em mil, se transformar em empresário, bater nas portas das distribuidoras privadas, negociações, esperanças, desistências. Realmente posso imaginar o sufoco.

(Ela) - Gerê Moreira deu uma ótima entrevista a revista SET de cinema no final dos anos 90 onde ele fala melhor sobre como a maioria dos brasileiros que se envolvem com a sétima arte está despreparada para esse lado mercantilista do negócio, grande parte perde rumo, muda de ofício.

(Eu) - Mas esse Gerê parou com cinema no início dos 80, não?

(Ela) - 82 para ser mais exato. Antes do Collor foder o país. Mas segundo ele o motivo de abandonar essa arte foi realmente o problema com distribuição antes mesmo da extinção da Embrafilme. 

(Eu) - Até hoje estou para ver seu primeiro filme "O Menino da Porteira" de 76.

(Ela) - Foi bem negociado com as distribuidoras privadas, passou dos 8 milhões de espectadores e faturou lá por uns 100 mil. Infelizmente só te emprestei os que tenho, aliás tá me enrolando, "Mágoa de Boiadeiro" de 78 e "Fuscão Preto" de 81, seus segundo e terceiro filmes. Engraçado que no caso destes dois o Gerê não soube lidar com a quantidade de gente envolvida na distribuição, o próprio já confessou não fazer idéia do quanto rendeu e de quem viu o filme. "Investir no cinema popular, para se tornar uma alternativa entre pornôs e produções inteligentes." Porém mesmo com a boa reação de um público relevante que curtia a realidade bucólica e poética das comunidades nos interiores no país, enfim pois de nada adiantava sem fortes empresários, financiadores de peso, alguns desistiam do projeto abortando as chances do que poderiam ser sucessos (in)justamente por isso.


(Resquícios de um Diálogo, 2008)


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