19 de ago. de 2023

Inusitadamente Chocante


"Você é a simbiose curiosamente (im)perfeita entre um hooligan poeta com um ex-skin-head reabilitado. Me lembra o técnico de televisão por função (e exterminador de famílias nas horas vagas) Horace Pinker. Além do temperamento enunciado e apesar da tua densa afabilidade sinto-o perigosamente imprevisível do tipo de aparência afável porém com veneno agridoce nas pontas dos dentes que mordem ora por empolgação ora por selvageria gratuita... Você me parece daqueles que adoram arrebentar a camisa de força e destruir a própria pele pelo primeiro estresse... todas as tuas trevas estão em um quadro emoldurado pelo teu sorriso sardônico, com olhares perdidos que despertam mórbido interesse alheio, similar aos traços das loucuras faciais dos meus sociopatas fictícios prediletos. Odeio te amar, e amo ainda mais te odiar. Até prefiro."  Ela me disse essa semana pelo WhatsApp. Acho que quis me impressionar comparando-me a um vilão caricato de Craven.

Em resposta acabei falando sobre Mitch Pileggi, "ilustre desconhecido", estudou Administração em Munique e no Texas depois de passar grande parte da juventude no Oriente Médio, ele e seu pai foram convidados a trabalhar a serviço do Departamento de Defesa. Viveu durante anos sob a tensão das guerras insaciáveis e revoluções caóticas. A violência permaneceu constante em sua vida mesmo quando migrou para a arte da tv e cinema. 


(D. Versus, Diálogos no Balão)

15 de ago. de 2023

Uma Guerra Por Dia (II)

 
Pode ser que tenha. O fim do mundo como imaginamos.
Com esse gosto nostálgico do início da felicidade
e a realização de seu tempo perdido, que jamais irá voltar.

...

Às vezes a guerra causa isso: faz com que esqueçamos o que há de melhor em nós, devido a tanto medo, desespero e lágrimas presas. Nós precisamos ser fortes e bravos, pois é questão de tempo até a vida nos quebrar. E quando isso vier a acontecer já estaremos preparados. Abraçaremos a tristeza, e qualquer outro sentimento, como se fosse uma velha amizade. O mundo tem esse tipo de coisa. Quem não estiver preparado, quem não o enfrentar com a devida coragem, o mundo fará seu trabalho. E aí será tarde demais. Aprendi isso ao decorrer dos acontecimentos, das escolhas certas e das erradas. A adaptação é constante, o que não quer dizer que seja boa. 

Em alguns casos a morte traz maior liberdade.


(Cléber Junior)

14 de ago. de 2023

Uma Guerra Por Dia

 "A viagem não demorou. Duas horas, três quebrando o relógio. Dormir foi outra batalha travada. Os remédios não facilitaram, não fizeram seu trabalho. Fiquei de olhos fechados, controlando minha respiração, pela maior parte do tempo. Meu coração não parava de bater rápido. Erqa capaz de sentir cada glóbulo vermelho arranhar minhas veias. As batidas vinham feito granadas. Cada batida era uma explosão, um ataque diferente do inimigo do outro lado. Nessa guerra não tinha trincheiras, não tinha elevações. O inimigo vinha em maior número. Sempre vinha. E nosso poder de fogo não se comparava. Continuávamos porque era a única coisa a ser feita."

...

"Morrer na lama pelas decisões de outras pessoas 
não me parecia muito nobre."


(Cléber Junior)

em meio ao fim dos tempos

ainda há cheiro de café
e cada beijo me arranca
o sono.

massas se aglomeram
lá fora,
e
aqui dentro
há suor escorrendo
durante toda nossa
destruição.


(Cléber Junior)

RETICENTE


 "... Encostei meu nariz em seu cabelo 
e uma mão a sua barriga e a senti quente. 
Ela entrelaçou sua mão à minha 
e eu fechei os olhos apertando-a 
como se ela fosse a personificação de minha felicidade."


(Cléber Junior)

9 de ago. de 2023

para dormir melhor


traga seus lábios para perto de mim,
querida.
antes que os sinos toquem,
antes que eu seja lembrado pelo dia
de hoje.

(Cléber Junior)

cigarros só são bonitos nos filmes


Todo sonho de amor dança
em cabelos cacheados
e seu amor é tão necessário
quanto as estrelas à noite.


(Cléber Junior)