25 de abr. de 2023

In a Sentimental Mood

 

Cuidado com os passatempos, tendem a virar vício.

Ou ofício.


Caso do jazz de John Coltrane que começou assim, brincando, foi integrante da banda de sua escola na Carolina do Norte. O engraçado é que por lá seu desempenho não chamava a atenção. Queres teu talento reconhecido? Abandone escola e família, os piores ambientes para um artista evoluir. Em 1943 assistiu a uma apresentação do saxofonista Charlie Parker (o fodão do bebop) e booom! Desde então decidiu que seguiria seu mentor. Recebia lições teóricas. Sangrava treinando, os instrumentos pingavam vermelho, e secava lá. Com exercícios indicados para o piano, criava sons únicos no saxofone. Como nós adorava música clássica. - Estamos criando evidências ouvindo "In a Sentimental Mood"? Amor deveria ser solidão compartilhada? Li algo da psicanálise. "Any Day Now" nos levando a... - Coltrane passou por tantos grupos musicais que na hora de executar um show solo acabava imitando outros e perdendo a identidade, a experiência acumulada era tanta que atrapalhava a sua própria desenvoltura fazendo-o sentir vergonha de si mesmo. Miles Davis quem o ajudou a desenvolver sua criatura musical a partir de 1955 quando o colocou em sua banda. Deixou Davis em 1959 para formar seu quarteto. Mito até hoje. Como Elbow diz, "Don't play Coltrane you will sleep at the wheel"...

Olhos no horizonte. Não durma ao volante.

- Até sair sangue, chiquinho, até sair sangue. -


(D. Versus)


23 de abr. de 2023

è vero


è vero que
sinto sua falta sem conhecer-te por completa
e me fascina a extravagante ideia
de calcorrear a minha vida escrevendo-te nela.

è vero que
somos casmurros ardorosos tristes e pomposos
cheios de mistérios nunca imbuídos que casam e rimam
fazendo Eros deslumbrar-se co'esses blandimentos nossos.

è vero que
estamos perdidos por entre nébulas de particulares paraísos
floreados de encontros que vão das lágrimas aos sorrisos
e quero cada vez mais sorrisos, gargalhadas e beijos concisos.

è vero que
perdemos os trens mas nos restaram as estações
e há muito em nossos cansados porém vívidos corações
a ser explorado um pelo outro com fé nas densas intenções.

è vero que
te prefiro em cores ao vivo suspirando minh'agridoce alma
te ouvir te cantar te trazer e ser levado com ou sem calma -
separar alguns anos para colocar nossas carências em pauta.

è vero que 
como disse o soneto XVII, "te amo sem saber como,
nem quando, nem onde", meu sonho se fecha com teus olhos
e brinco contigo como o vento e as folhas das árvores, feliz.

è vero que
tu desfila diariamente em minha mente e me sinto um psicopata
que não te encontra em ninguém e ninguém é você, e isso mata,
contra a minha vontade, -  que vontade de você-essência, eu-nata.


(D. Versus)

Breve Leitura na Killah Van


A ideia de potencial tem origem na Grécia Antiga. Foi Aristóteles que cunhou os termos dínamis (daí a palavra dinâmica), traduzido como potencial, e entelecheia (traduzido como atualidade, ou realização). Em termos simples, potencial se refere a uma possibilidade de ser. Uma semente tem o potencial de virar uma árvore, um passarinho tem o potencial de cantar, um assassino tem o potencial de matar. - E eu tenho o potencial de matar e foder, vez ou outra nesta exata ordem. - Entelecheia e sua irmã, energueia (energia, outro termo criado por Aristóteles), são termos para significar algo que realiza. Enteles significa completo, totalmente amadurecido. Entelecheia é também um trocadilho: a mistura da palavra endelecheia, persistência, com o radical telos, finalidade. Portanto, ao que me parece, cumprir seu potencial, na definição original de Aristóteles, quer dizer encontrar sua finalidade e realizar o esforço necessário para cumpri-la. (...) Acreditava-se que, assim como uma semente de limão não pode se transformar numa mangueira, as pessoas tinham um destino determinado no nascimento. Algo como o sistema de castas dos hindus, - não é que você não possa mudar de status, mas para isso tem de morrer e renascer várias vezes.  Talvez sem querer eu esteja acelerando o processo das pessoas de se tornarem melhores através de reencarnações, bom saber. - O termo vocação (receber um chamado divino para cumprir um determinado potencial) data do século XV, mas a visão de que nosso destino está traçado só começou a mudar mesmo com o Iluminismo, no século XVII, e sua melhor tradução é o conceito de tabula rasa, do filósofo inglês John Locke. - Impossível não lembrar de determinada ilha, onde tive meu primeiro contato com Terry O'Quinn - Segundo ele, as pessoas nascem como uma tela em branco - são as experiências que nos moldam. Esta foi uma das ideias fundamentais para que a humanidade avançasse rumo à democracia e aos direitos universais. No século XIX, o poeta e ensaísta americano Ralph Waldo Emerson daria um passo adiante, afirmando que todas as pessoas têm o mesmo potencial de realizar proezas. E no entanto, não realizam. - Discordo de nosso caríssimo inglês - Uma criança tola de 12 anos criada isoladamente em um apartamento de luxo em bairro de segurança máxima a vida inteira não teria a mesma chance de ganhar em uma briga física com uma criança da mesma idade que repetiu vários anos na escola pública Calouste Gulbenkian por faltar excessivamente as aulas e foi expulsa três vezes por posse de objetos cortantes, desacato à porra da autoridade e destruição de patrimônio educacional. - Acho que já li o suficiente. Vou seguir aquele carro.

18 de abr. de 2023

Sublime Deleite Contagiante


Com você todo momento parece o Infinito
Com você toda a Eternidade parece um instante.

Você me faz entender a viagem e suas nuances,
me faz sentir a arte que somos e vivemos,

(...)

Banhado pelo teu Ser em luz sagrada
à procura dos teus rastros, em busca do teu caminho

Sonhar e sonhar e sonhar e sonhar e...
Te amar é revelar constelações ocultas
                                           na madrugada.

Assassina com os gestos, olhares particulares,
sutilezas durante sorrisos, doce calmaria vívida,
as cores do esmalte nas unhas que variam
                                          conforme os humores.

Te amar também é desbravar paraísos.
Te amo em todos os pesadelos.
Te amo em todas as ilusões e prejuízos.


(D. Versus, 2017)

16 de abr. de 2023

Eterno amanhecer

 

Eterno amanhecer

Você,

Minha venerável dama.


Se este nosso encontro

For um sonho

Espero continuar dormindo.


- Ou que você permaneça morta.


(D. Versus, 2017)


sobre eus

 
 

Lex


E esse amor
é a neve do inverno
que o verão ameaça..


(D. Versus, 2017)

de muito distante


"... eu precisaria de uma tecnologia espiritual ainda mais fora do anormal, cometer pecados por atacado, além de uma suposta confiabilidade ainda mal condensada por mim para comigo mesmo... Autenticando minhas desilusões como resulta os vis d'algum cálculo matemático de Arquimedes. Te avistei do Kepler em julho de 2016. Deveríamos abrangir os lotes caóticos da probabilidade inadequada para atingir outros campos enérgicos. - Ela estava viciada em exterminar civilizações. - Foi o maior anúncio de planetas extrassolares já feito até aquele ano. Desses novos planetas descobertos cem se parecem com o nosso, nove estavam na zona habitável. Não te faz pensar, mochileira? "Se você não fizer a batida, a batida faz você." Não era Batalha o sobrenome daquela sua amiga cientista chamada Natalie do Centro de Pesquisas Ames na Califórnia? Sempre chegava empolgada após falar com a moça espacial, "pode haver pelo menos dez bilhões de planetas possivelmente habitáveis". - Não acabaram de lançar um tal James Webb? - Não. Está programado para 2018. Não te parece uma metáfora perfeita? Quanto mais mundos descobrimos, mais precisamos de novas lentes e perspectivas fora do que já foi aprendido para buscar sinais alegóricamente cósmicos, deuses que não queremos admitir e nem assumem as formas que reles imaginação coletiva nutre a eras, quaisquer que sejam, fagulhas de vida pela observação dos brilhos das estrelas filtradas pelas atomosferas de exoplanetas. Cada dia é um cadáver celeste diferente orbitando a nossa escuridão. (...) A Universidade de Washington descobriu com recente estudo que música ajuda na aprendizagem. Qual será a próxima descoberta? Que ler também ajuda no crescimento intelectual? (risos) (...) - No momento a Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo que existe mas ao que li aqui me parece que essa fonte está secando e o povo do estilo subsidiado certamente reclamarão logo mais quando aumentarem impostos, privatização, diversidade, mais impostos, cortes nas despesas e furos em orçamentos. - e então do nada palavras proferidas "Salman bin Abdulaziz", antes que mortos levantassem devido a crenças que não tenho descobri que era o nome do rei daquelas areias. (...)

Quero te deixar no mar azulado de campânulas na Bélgica, próxima a cidade de Halle. Em meados de abril esses amores silvestres florescem numa área florestal chamada Hallerbos, nessa época chamam o lugar de 'Floresta Azul'. Soube que adora a Bélgica. - Foi depois de assistir ao filme "In Bruges", adotei junto com a França, Canadá e Finlândia. - Eu sei, e te levarei lá nem que seja com peyote de 'segunda mão'. "


(2016)


PS: James Webb foi lançado ao espaço em dezembro de 2021.

12 de abr. de 2023

Bússola e Canivete


Ganhei um estetoscópio e um canivete suíço Victorinox do meu pai quando fiz 5 anos de idade. Einstein ganhou do seu pai uma bússola na mesma idade. Ficou fascinado pela ideia de um campo magnético invisível que fazia a agulha se mover. Terceira função para uma agulha, as outras duas são: costurar roupas e costurar bocas de visitantes espalhafatosos. Ele dizia que essa ideia dos campos norteava a sua vida (inclusive está por trás da maioria de suas teorias). Nunca quis me formar. Coisa que Einstein fez aos 21 anos (1900) pela Universidade Politécnica de Zurique numa época em que as oportunidades para um judeu na Alemanha já não estava como antes. Como professor ficou sem emprego e relutava em trabalhar na modesta fábrica de geradores da sua família. Teria ele escolhido certo em querer se tornar um físico? A vida fica mais real conforme o aperto e os sonhos se fortalecem. Acabou conseguindo trabalhar como analista no escritório de patentes da Suíça, em Berna. Cem anos depois de sua formatura matei um felino sem querer com uma tábua de madeira. Com um salário tranquilo e uma rotina empolgante, analisando inventos, teorizando, vagabundando com a cabeça cheia, por fim criou um grupinho no Whatsapp sobre estudos de filosofia e ciências com amigos de dentro e fora da academia. Depois passou a publicar suas ideias que logo o tornaram respeitado a ponto de conquistar uma vaga de professor assistente na universidade de Zurique, em 1909. Quatro anos depois de publicada a Teoria da Relatividade Restrita. Cem anos depois conheci uma garota chamada Branca, precisei me afastar ao descobrir suas intenções vampíricas. Muitas pessoas negativas procuram a obscuridade enquanto a mesma tenta afastá-las. Engraçado, estou começando a esquecer os nomes e a entender a paranóia egocêntrica de querer apreciar souvenirs de eventos passados e prazerosamente violentos.


(Cássio D. Versus, 2016)