26 de mai. de 2024

contrafortes: a morte e a natureza


Como já dizia um provérbio francês; "a raiva é má conselheira", apesar do clima fervilhante e de todo o ocorrido ultimamente, minha mente tem dado uma folga apesar dos apertos. Ashley disse que até dia 11 de fevereiro, nesse ritmo, já terei emagrecido uns 7kg. Tenho me alimentado apenas de ervas, e com frequência. (...) Não escolher é a pior das escolhas, e estar rico de sentimentos silenciosos atordoaria qualquer fibra viva da minha existência. Preciso de mais reflexões tuas, mais palavras, não escrevo cartas há anos. Gosto dessa brisa provocada pela tua companhia. Que os deuses me salvem pelo que sou. 

"É muito mais fácil ser herói do que cavalheiro." (Luigi Pirandello)

Por falar no renomado italiano Pirandello do séc. XIX, mais um poeta para a galeria do "Dead Poets Society", pude ter acesso a algo de seus conteúdos e me senti melancolicamente vívido como há muito tempo não sentia com literatura - pudera, é preciso ler e escapar do ostracismo para isto - mas faça a sua tradução livre da magnífica "La Morte e la Natura" pois eu não ousaria:

Non voglio innamorarmi di nuovo
perché la natura così chiara
muore come un fiore morto
nella notte chiusa.

Ma la Natura è troppo vera
e l'uomo non è uomo
che in lei non pianga e non s'illuda
o non si disperda.

(...)

Quando os outros chegam já não somos o que éramos antes. Parecemos melhores quando vencemos, e é importante vencer nem que seja seus próprios anjos, ou demônios, enfim. Superar medos enquanto o inevitável não nos consome, ou torcer para que morremos distraídos ou corajosos demais, sem longas penúrias ou tristes cânticos vagarosos. Estarei azul aguardando o verde prateado. (...) 


Para a primeira garota que me pediu em namoro, no Jardim de Infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uive à vontade...